No verão, o calor pode acabar nos desanimando da prática de exercícios físicos. Porém, uma boa alternativa para driblar as altas temperaturas pode ser a prática de atividades na piscina. Além de refrescante, é uma excelente forma de manter a saúde.
Isso, sem falar que é uma boa alternativa para as pessoas com problemas de artrite ou artrose, por exemplo, manterem a forma física. Afinal, gera menos impacto nas articulações.
Apesar da força para fazer o exercício dentro d’água ser maior, a água diminui o peso do corpo em 50%. Com isso, você fortalece a musculatura muito mais rápido e consegue realizar as atividades muito mais facilmente. E o melhor de tudo, pode ser feita na piscina de casa!
Veja algumas opções de exercícios para fazer na sua piscina:
1. Corrida/caminhada
É o exercício mais fácil de se praticar embaixo d’água. Não requer nenhum equipamento especial e é bastante simples: basta correr ou caminhar dentro da água, da mesma forma como se faz fora dela.
Para não se lesionar, você pode começar caminhando, até se acostumar e ir aumentando a velocidade. Tente sempre elevar os joelhos até a altura dos quadris.
2. Exercícios para os braços
Caso você tenha flutuadores, como o espaguete por exemplo, você pode realizar exercícios para os braços na piscina. Basta segurar um flutuador com as duas mãos dentro d’água, ao longo dos ombros e fazer a seguinte sequência:
- movimente o espaguete para cima e para baixo, descendo-o até a cintura e subindo-o acima da cabeça;
- com o espaguete abaixo do peito e com os cotovelos dobrados, movimente os braços para frente e para trás;
- faça movimentos para os lados, rotacionando o corpo;
- com a água na altura dos ombros, segure os espaguetes ao lado do corpo, um de cada lado, e levante-os até a altura dos ombros.
- etc.
3. Exercícios para as pernas
Você pode, inclusive, trabalhar a musculatura da perna enquanto trabalha os braços. Alguns exercícios são:
- flexione os joelhos e eleve o calcanhar até o bumbum;
- eleve os joelhos, deixando-os na linha do quadril, um de cada vez;
- dê chutinhos para frente;
- estenda as pernas, primeiro uma e depois a outra, para frente;
- etc.
4. Relaxamento
Relaxamento também é saúde. Fique boiando por alguns minutos e aproveite para descansar. Faça uma seleção musical que inclua músicas tanto para os períodos de atividade, quanto para os relaxantes após a ginástica.
Conclusão
45 minutos de exercícios na piscina queimam, em média, 400 calorias. Se você quiser investir na prática da atividade, compre alguns acessórios como: toucas de natação. sapatilhas de lycra, espaguetes, pesos de isopor, esteiras aquáticas e camas elásticas.
E lembre-se: a principal regra antes de qualquer exercício físico, é se alongar. Você deve fazer um alongamento fora da piscina antes de começar. Depois, é só aproveitar todos os benefícios que a prática pode oferecer.
Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre piscina? Siga-nos em nossas redes sociais.