O planejamento do mix de produtos em uma revenda é fundamental para garantir aumento nas vendas e clientes satisfeitos. As funções vão desde escolher os itens certos para o público exato até a ampliação da oferta para contemplar diversas fases do ciclo de vida do consumidor. Mas há outras vantagens. Continue acompanhando o conteúdo da Diazul para descobrir.
Primeiro, vamos à definição de mix de produtos:
O conceito de mix de produtos é amplo. No entanto, em linhas gerais, podemos definir como o número total de produtos que uma empresa oferece aos seus clientes. Há empresas que possuem apenas uma linha de produtos e outras que disponibilizam linhas variadas para atender a diversos públicos consumidores. Na Diazul, por exemplo, o cliente tem a disposição diversos tipos e linhas de produtos, dentre eles, spas, piscinas, caixa d’água e muito mais.
Agora, vamos aos pontos importantes da montagem;
Saiba quem é o seu consumidor: A primeira coisa que você deve pensar ao montar o mix de produtos da sua revenda é: para quem estou vendendo estes produtos? Qual o meu público-alvo? É cada vez maior o número de consumidores que chega até a loja com conhecimento básico do que deseja comprar. Assim, se você tem disponível, o seu produto-desejo, a concretização da compra acontece em poucos passos. Por isso, estude o seu cliente, entenda suas preferências e pense em cada detalhe para atender as necessidades.
Tenha um produto de destaque: Seu mix de produto pode ser variado, mas tenha um para ser o destaque da sua revenda. Aquele “chamariz” para fazer todos chegarem até a loja a sua procura. No mundo dos negócios chamamos esse produto de core business, ou, negócio central. Quando você determina qual será o “carro-chefe” do negócio, a escolha do mix de produtos se torna intuitiva e fácil.
Acrescente produtos complementares: Tenha a disposição do cliente produtos que sejam complementares aos principais. Assim, você consegue aumentar o ticket de compra, ofertando mais produtos ao seu público.
Entenda a demanda do mercado: Por fim, vale lembrar que o mix diversificado permite que a revenda identifique tendências de consumo do público. Se o item A começa a sair mais que o item B, por exemplo, talvez seja a hora de procurar mercadorias semelhantes à primeira ou, ainda, buscar novas formas de vender a segunda. Fique atento(a).
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