Imagine que você deseja fazer uma reforma na sua casa. Com certeza, sua intenção é que tudo dê certo, mas, para que isso ocorra, é necessário fazer um cuidadoso planejamento. Colocar no papel quais os materiais necessários, o valor que será gasto, qual o prazo da obra e por aí vai. Se, para uma reforma, precisamos fazer tudo isso, imagine quando queremos colocar uma revenda em ordem. E empreender, muitas vezes, é uma tarefa árdua que exige uma constante renovação.

Por isso, se você ainda não tem um plano de negócio ou se deseja atualizar o da sua revenda, detalhamos cada etapa de maneira simplificada, confira:

Dicas antes de começar

Informe-se: informação é matéria-prima de qualquer plano de negócio, portanto, pesquise e procure conhecer tudo sobre o seu setor de piscinas. Informações podem ser obtidas em jornais, revistas, associações, site, feiras, cursos ou junto a outros empresários do ramo.

Use lápis: um plano de negócio precisa ser constantemente corrigido e alterado, portanto, a dica é: faça no papel e “a lápis”.

Linguagem: o plano de negócio da sua revenda até poderá ser usado para conquistar novos sócios, parcerias e até financiamentos em bancos. Mas o principal consumidor das informações será você. Por isso, use uma linguagem compatível com a sua vivência nos negócios.

Agora, vamos começar o passo a passo com as informações que devem conter no plano de negócio da sua revenda.

1) SUMÁRIO

Trata-se do resumo dos itens contidos no plano. Em forma de lista detalhada, inclua nesta etapa; dados da revenda, missão da empresa, detalhamento de cada setor das lojas, capital social, fonte de recursos, enquadramento tributário e outras questões que serão trabalhadas ao longo do plano.

2) ANÁLISE DE MERCADO

Para sua revenda ser viável, precisa ter clientes, certo? Por isso, essa é a etapa mais importante do plano. Entenda que um cliente não compra apenas uma piscina, mas uma solução para a diversão da família. Só depende da sua revenda identificar esse desejo e convencê-los a comprar seu produto.

3) PLANO DE MARKETING

Aqui você deve descrever os principais itens disponíveis na sua revenda. Informe quais as linhas de produtos, especificando detalhes como tamanho, modelo, cor, profundidade, usabilidade e outros. Com essas informações você conseguirá traçar desde estratégias promocionais até o local e a forma que seu produto será comercializado.

4) PLANO OPERACIONAL

Por meio de um “mapa”, você irá definir como será a distribuição dos diversos setores da revenda. De equipamentos, a produtos e funcionários. Essa ação simples trará aumento da produtividade, diminuição do desperdício, facilidade de localizar produtos em estoques e até melhorias na comunicação entre os setores.

5) PLANO FINANCEIRO

Nessa etapa, você irá revisar os recursos disponíveis para sua revenda funcionar sempre no azul. Tenha a disposição três informações primordiais; investimentos fixos, capital de giro e investimentos pré-operacionais. Com esses dados você conseguirá fazer um estudo de viabilidade econômica a cada nova ação que desejar fazer.

6) SIMULAÇÕES

Feita as principais etapas do seu plano de negócio, comece a simular valores e situações diversas para a revenda. Prepare cenários onde o negócio obtenha resultados pessimistas (queda nas vendas e/ou aumento dos custos) ou otimistas (crescimento do faturamento e diminuição despesas). A partir daí, pense em ações para evitar e prevenir-se frente às adversidades ou então para potencializar situações favoráveis. Faça quantas simulações julgar necessário e tenha sempre alternativas de ações (plano B).

Gostou do plano de negócio? Compartilhe com aquele colega de revenda! Afinal, queremos revendedores prosperando constantemente nos negócios. No blog da Diazul você tem acesso a uma infinidade de conteúdos, confira!